Morcegos
Dedetizadora Imperial
Protegendo a sua família contra Morcegos
Os morcegos são os únicos mamíferos que possuem capacidade de voar devido à transformação de seus braços em asas.
Existem atualmente quase 1.000 espécies de morcegos, cerca de um quarto da fauna de mamíferos do mundo. Geralmente os morcegos saem de seus abrigos ao entardecer ou no início da noite e se comunicam e voam orientados por sons de alta freqüência (eles emitem ultra-sons que ao encontrarem um obstáculo, retornam em forma de ecos que são captados pelos seus ouvidos possibilitando sua orientação), além de utilizarem também a visão e o olfato.
A alimentação dos morcegos varia conforme a espécie, assim, existem os que se alimentam de frutos (frugívoros), outros de néctar das flores (nectarívoros), insetos (insetívoros), sangue (hematófagos).
Os morcegos em geral ficam abrigados durante o dia em locais como: cavernas, ocos de árvore, edificações (juntas de dilatação de prédios, porões, sótãos, cumeeiras sem vedação), folhagens, superfície de troncos e ocos de árvore, etc).
Os morcegos são animais capazes de carregar uma enorme quantidade de vírus, bactérias e parasitas e transmitir para as pessoas, ao mesmo tempo que a doença se desenvolve em seu organismo. Apesar da maioria dos morcegos serem capazes de transmitir doenças, nem todos mordem as pessoas e transmitem o microrganismo, apenas os morcegos que se alimentam de sangue ou aqueles que se alimentam de frutos e que se sentem ameaçados.
Doenças que morcegos podem transmitir
raiva
A raiva é uma doença viral transmitida por morcegos. Se não houver pronto atendimento, ela pode ser 100% fatal. A maior parte dessa doença é aumentada pelos morcegos hematófagos, mas os outros podem passá-la para frente também, se forem contaminados pelos primeiros.
Os sintomas são: febre, dor de cabeça, falta de apetite, ansiedade, dores no corpo, convulsão, hidrofobia.
histoplasmose
Já a histoplasmose é uma doença infecciosa transmitida pelos esporos no ar, misturados com secreções e excrementos dos morcegos. Algumas pessoas não possuem sintomas, mas para outras podem causar sérias complicações. A enfermidade ataca pulmões, sistema gastrointestinal e nervoso central.
Os sintomas são: dor de cabeça e no peito, calafrio, tosse seca, sudorese, febre. Pode ser confundida com pneumonia e tuberculose. Por isso é importante ter um atendimento médico o quanto antes para verificação.
ebola
Se você visitar um país exótico cuidado ao comer carne de morcego. Ela pode estar infestada com o vírus ebola, que é altamente perigoso. Em 2018 foi encontrada uma nova versão do vírus em Serra Leoa. Os morcegos são hospedeiros do vírus.
Os sintomas são: dores pelo corpo, diarreia com sangue, náusea, vômito com sangue, fadiga, mal-estar, tremor, olhos vermelhos, entre outros.