A impermeabilização tem como função de impedir a passagem indesejável de fluidos e principalmente da água e vapores, permitindo a funcionalidade e durabilidade da construção, além de proteger dos inúmeros problemas patológicos que poderão surgir com a infiltração e outros componentes agressivos da atmosfera(gases poluentes, chuva ácida, ozônio), que contribuem para a deterioração e degradação.
Existem vários tipos de impermeabilização porem existem 2 tipos que são os mais comuns a impermeabilização rígida e a impermeabilização flexível.
Ela é indicada nas estruturas que não são submetidas a grandes movimentações. Além disso, não podem estar expostas ao estresse mecânico, que pode ser causado por vibrações intensas ou impactos constantes.
Esse cuidado é importante para evitar as falhas na impermeabilização em superfícies que estão sujeitas a fissuras e trincas. Então, é recomendada para baldrames e rodapés de parede.
Já o tipo flexível é voltada para superfícies que estão sujeitas a dilatações e vibrações. Os impermeabilizantes utilizados aqui apresenta propriedades mais elásticas. Portanto, podem se conformar à estrutura durante a movimentação e , assim, cobrir fissuras e trincas. Ou seja, é a ação mais utilizada nas áreas externas dos edifícios, especialmente nas regiões mais expostas ao sol.