Cupins
Dedetizadora Imperial
Protegendo a sua família contra cupins
Cupins são pragas extremamente prejudiciais para sua casa ou empresa, uma vez que se alimentam de madeira e materiais compostos por celulose.
Cupins podem desvalorizar seu imóvel em cerca de 25%.
Os cupins podem trazer graves danos à estrutura de um edifício se não forem controlados por profissionais devidamente qualificados.
Todas as regiões do Brasil estão sujeitas à infestação por cupins. Áreas muito povoadas enfrentam um risco maior de infestação, devido à grande concentração de edifícios.
Cupins de Madeira Seca
O cupim de madeira seca (Cryptotermes brevis) é uma espécie de cupim que apresenta colônias pequenas, normalmente restritas à peça de madeira atacada, apresentando sinais externos de ataque bastante discretos.
A infestação por cupins de madeira encontra-se em expansão no Brasil, onde se acredita que o cupim de madeira seca tenha sido introduzido através de importação de estruturas de madeira infestadas. Provavelmente de origem na Jamaica, este cupim vem se espalhando, através de navios, para o resto do mundo.
O soldado do cupim de madeira seca apresenta uma cabeça dura e volumosa com formato cilindroide e truncuda na frente, do tipo fragmótica, de cor castanha avermelhada escura a quase negra, que contrasta com o colorido esbranquiçado do resto do corpo. Quando necessário, o cupim de madeira seca utiliza a cabeça para obstrução de galerias de comunicação no interior dos ninhos como defesas contra inimigos.
Cupim do Solo(subterrâneo)
Os cupins subterrâneos são bem mais complicados que os de madeira seca.
Eles são mais agressivos e possuem uma sociedade muito mais organizadas. A sua presença em um local é caracterizado pelos famosos cupinzeiros de terra.
Esses tipos de cupins, como o próprio nome já diz, vivem em baixo da terra, procurando madeira para se alimentar.
Eles podem se alojar em madeira, couro, tecidos, papéis e alguns deles podem até mesmo se alojar dentro de concreto, comprometendo toda a estrutura de alvenaria de uma casa.
Lajes, fundações, radier e paredes podem ser vítimas desses bichinhos. Sem mencionar cabos de eletricidade e telefônicos.
Eles tem uma adaptabilidade enorme em estruturas urbanas, podendo se aninhar em diversos locais e comprometer importantes estruturas.
Os zangões dessa espécie possuem asas como os cupins de madeira, porém eles possuem uma diferença bem visível.
Os zangões subterrâneos possuem duas veias em suas asas, com poucas transversais. Os cupins de madeira seca possuem três veias e muitas transversais. Essa é a principal forma de identificar um zangão.
Danos que cupins podem proporcionar ao seu patrimônio
- Perda de documentos importantes;
- Deterioração de móveis;
- Estufamento ou ondulações em paredes;
- Descolamento de papel de parede;
- danos em estruturas de madeira;
- Destruição de rodapés;
- Deterioração de paredes em drywall;
Entre outros…