Baratas
Dedetizadora Imperial
Protegendo a sua família contra Baratas
As Baratas são tão perigosas quanto qualquer outra praga urbana. Baratas contaminam nossos alimentos, utensílios e outras superfícies onde transitam. Transmitem doenças como febre tifoide, pneumonia, conjuntivite, hepatite A e até lepra. Ainda causam problemas respiratórios e alérgicos, como crises de asma e irritação na pele.
As Baratas são insetos que habitam o planeta Terra há, aproximadamente, 380 milhões de anos. Apresentam hábitos noturnos quando saem em busca de alimento e parceiros. No restante do dia, ficam escondidas em seu habitat para acasalar. Não se organizam em sociedade, possuindo o hábito solitário.
Sua reprodução é feita de forma bem rápida, por isso , a importância de agir rápido. Por exemplo, a Francesinha(é a barata miúda que se aloja em cozinhas e despensas)vive em média 9 meses, põe ovos em média 5 vezes ao longo de sua vida e coloca de 30 a 50 ovos por vez. A Barata de esgoto ou americanas(as famosas baratas voadoras) vive de 2 à 3 anos, põe ovos de 10 à 20 vezes e coloca de 12 à 20 ovos em cada ooteca(local onde os ovos as baratas fêmeas produzem seus ovos). Quanto maior a temperatura e a umidade, menor será o tempo para o ovo eclodir.
As Baratas são insetos onívoros, ou seja, comem qualquer coisa, tendo principal atração por doces, alimentos gordurosos e de origem animal. Uma curiosidade é que podem viver uma semana sem beber e até em mês sem comer.
Como se prevenir de Baratas
- Manter alimentos guardados em recipientes fechados.
- Conservar armários e despensas fechados, sem resíduos de alimentos.
- Verificar periodicamente, frestas e cantos de armários e paredes.
- Excluir a prática de fazer pequenos lanches na mesa de trabalho, protegendo os teclados dos computadores das migalhas de pão, biscoitos, etc…
- Providenciar a vedação ou selagem de rachaduras, f restas, vasos, fendas, que possam servir de abrigo para as baratas.
- Praticar limpezas úmidas totais, tantas vezes por dia quanto necessário para manter desengordurados, pisos, coifas, fogões e maquinários.
- Recolher restos de alimentos e qualquer outro tipo de lixo em recipientes adequados.
- Remover e não permitir que sejam amontoados: caixas de papelão e lixo em locais não apropriados.
- Manter caixas de gordura e galerias bem vedadas.
- Manter bem calafetados as junções de revestimentos de paredes e pisos.
- Ficar atento com os tetos rebaixados.
- Limpar periodicamente a parte posterior de quadros ou painéis.
- Colocar tampas em ralos não sifonados.
- Colocar borracha de vedação na parte inferior externa das portas.